TAG: Cálculos Literários


Olá leitores! Fui convidado pela Laura do Caçadores de Livros a responder uma tag criada por eles que une livros e conceitos matemáticos! Eles devem estar querendo me bater por que faz algumas semanas que me convidaram e eu ainda não tinha respondido (rsrs) MAS, feito, confiram minhas respostas e comentem as de vocês também!

1- Adição: Um livro que você adicionaria fatos :
Bem, para essa categoria eu vou elencar "Sementes no Gelo" do André Vianco. Foi o primeiro livro que li do autor. Achei boa a narrativa, tem um tom fluido, alguns detalhes que deixam o livro informal e mais humano  além de algumas partes bem arrepiantes, mas fora isso achei a história previsível e o livro é curto então senti que ficou devendo algo "a mais".

 Sementes No Gelo

2- Subtração: Um livro que você tiraria fatos :
Bem, acho que tiraria alguns fatos de "O Mundo de Sofia" de Jostein Gaarder. O problema de fazer isso seria pender o enfoque nas questões filosóficas do livro. É bem informativo, mas em alguns momentos a carga de informações se torna pesada e um pouco maçante. O livro é um clássico da Filosofia, para quem gosta de temas relacionados a ela é uma ótima dica.

 O Mundo de Sofia

3- Multiplicação: Um livro com personagens gêmeos :
Bem os únicos gêmeos que me lembre das minhas leituras são sem dúvida os Weasley de Harry Potter.


4- Divisão: Um livro com um personagem que tem a mente dividida/dúvidas ao fazer escolhas :
Bem, aqui não poderia ser outra senão Beatrice Prior, a Tris, de Divergente. As primeiras dúvidas começam com a decisão de ter que escolher uma facção para se encaixar em um sistema praticamente inquestionável.

 Divergente

5- Raiz quadrada: Um livro com um personagem que quer ser mais do que realmente é :
Bem aqui eu creio que o Governador, não por isso de querer ser mais, até por que ele é uma figura central na história e depois de conhecer sua trajetória passei a entender um pouco a tirania dele, mas pelo fato de que ele exagera e poderia frente a situação atual ao menos tentar ser um pouco mais democrático e estabelecer regras mais adequadas.

 TWD

6- Porcentagem: Um livro que tinha tudo para ser bom e não foi :
Bruxos e Bruxas. Cito sempre ele quando o quesito é "decepções literárias", capa linda e toda a jogada de marketing da editora e a história não e lá tudo isso. Li apenas esse que é o primeiro da série.

 Bruxos e Bruxas

7- Pi (3,14159...): Um livro que não teve um final concreto :
As Crônicas dos Kane, na verdade o final não foi tão concreto, mas também não foi abstrato, o livro deixa o final em aberto para um conto que Rick Riordan escreveu depois que se chama "O filho de Sobek".


8- Diferente: Um livro com um final inesperado :
A batalha do Apocalipse, apesar de fazer um certo tempo que li ainda lembro do final, é um livro que indico muito, escrito por um autor nacional, Eduardo Spohr. Eu pensava que tudo tinha acabado, mas um detalhe salvou tudo.

 A batalha do Apocalipse

9- Delta: Um livro com um triângulo amoroso :
Aqui cito "O Pacto", não chega bem a ser um triângulo, mas Lee nutria um amor platônico por Merrin, namorada de Ignatius Perrish.

 O Pacto

10- Igual: Dois livros parecidos:
EITA, essa aqui é capaz de gerar tretas, não sei se já li muitos livros que tivessem alguma semelhança entre si, em alguns pontos Jogos Vorazes e Divergente se parecem, mas isso se restringe a sociedades divididas e personagens femininas como heroínas na minha opinião. Quanto a isso recomendo um vídeo bem legal do Canal Índice X . Informo que ainda não li Jogos Vorazes, devido a ter visto os filmes antes e isso me fazer perder muito a vontade de ler (não gosto de spoilers e ver os filmes antes é como estar numa chuva de spoilers e não querer ser molhar SOS).


*PS: Ficou acertado entre eu o Matheus que ele ficaria com a Tag 15 Livros para ler em 2015 e essa ficaria por minha conta, por isso as respostas individuais.*

Convido os blogs : Teorema da LeituraCantinho Literário , Diário de um Ledor e o Cheirando Livros .

12 comentários

  1. Que bater que nada , talvez um beliscão rsrs estava curiosa para saber suas respostas. Eu só li dos que vc citou Jogos Vorazes, agradeço por ter respondido a Tag. Até mais :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Laura, gostei muito de responder a tag! Abraços!

      Excluir
  2. Oiiii eu não conhecia a tag ainda;
    Adoreiiii
    Primeira vez aqui.
    Ameii o blog

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bem-vinda, visitei o Coleções e estou seguindo, também gostei bastante do blog!
      Abraços.

      Excluir
  3. Sementes de Gelo é um livro que pretendo ler em breve, mas ainda não tenho o livro ainda. O Pacto eu já tenho, só falta ler.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pacto é ótimo, recomendo muito, já Sementes no Gelo é mais para passar o tempo mesmo. Abraços!

      Excluir
  4. Oiiii, essa é a primeira fez que eu vejo essa tag, kkkk
    foi bem interessante ela, kkk, acho que vou fazer ela no meu blog, mas acho que não tenho respostas para todas essas perguntas
    Abçs


    Passa Lá No Blog : http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz como eu fiz no caso do Governador,tenta encaixar algum personagens em algum dos quesitos haha. Que bom que gostou. faça sim e mande o link ! Abraços!

      Excluir
  5. Gostei das respostas :p

    Blogcheirandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonatan, tudo bem?
    Ando meio sumido daqui so seu blog, mas essa falta de tempo tá me sufocando, mas enfim estou aqui.
    Sério que você tiraria algumas coisas de "O Mundo de Sofia?" Todo mundo fala tão bem e que o livro inteiro é perfeito, mas enfim, quero muito lê-lo.
    Ah, o Governador é irritante mesmo, mas até que nos livros ele me cativou de alguma forma, talvez por entender mais sobre a sua história antes da série de TV.
    Tem resenha de Bruxos e Bruxar no meu blog, e eu até gostei, mas o fim da picada foi o segundo livro que li na marra e chegou ao final e disse pra mim mesmo "adeus essa série"
    O Pacto é DEMAIS, eu simplesmente amei esse livro e toda sua trama. Ele é bem peculiar e muito pesado, amei amei.
    Amei a Tag e espero respondê-la em breve!

    Abraços amigo!

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliano! Então, como falei eu tiraria sim, o livro nao é ruim, mas é muito conteúdo condensado o que o torna cansativo. Espero que logo vc tenha mais tempo livre! Obrigado por comentar!

      Excluir

Topo